O comércio internacional tem vindo a expandir-se com a abertura de novos mercados e com sucessivos avanços tecnológicos. Qual será o papel da Logística neste cenário atual?
A logística tem assumido especial e crescente importância na definição e redefinição de estratégias no processo empresarial. A verdade, é que a logística tem como missão fundamental aproximar os mercados geograficamente separados, reduzindo ao máximo o lead-time e em simultâneo garantindo a máxima satisfação do cliente tendo o menor custo possível na operação.
A existência de cada vez maiores exigências do mercado global, tem forçado as empresas a tornarem-se competitivas e a responder ao mercado com estratégias cada vez mais sofisticadas e organizadas. A Logística nacional e internacional garante vantagens estratégicas na gestão das operações das cadeias produtivas e na obtenção de valor acrescentado ao produto e ao serviço.
O aumento das operações de logística no domínio internacional é a melhor resposta das empresas face à intensificação da competição global. É a logística que garante importantes vantagens competitivas às empresas tais como eficiência, eficácia e excelência. Melhora a organização das redes de transporte e distribuição, otimizando os serviços, melhorando a qualidade nos produtos e garantindo uma rápida resposta às necessidades do cliente.
A Logística, por definição, é a área da Gestão da Cadeia de Operações que planeia, implementa e controla o fluxo e armazenagem eficiente e eficaz de matérias-primas, materiais semi-acabados, componentes e produtos acabados, assim como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem (também designado fornecedor ou produtor) até o ponto de consumo (também designado por cliente); com o propósito de melhor atender às exigências dos clientes (Carvalho, 2002).
Um dos maiores obstáculos à implementação da Logística localiza-se dentro da própria empresa, por vezes estamos perante uma barreira organizacional. Dito por outras palavras, empresas que possuam uma estrutura organizacional rígida e com resistências à mudança, têm à partida uma grande restrição quanto à correta gestão desta área crucial, que é a logística.
As empresas que não tenham capacidade de reconhecer a necessidade de haver mudanças organizacionais ou que não estejam determinadas para que isso aconteça, nunca conseguirão tirar partido das vantagens competitivas que a gestão logística lhes oferece.
A logística tem também um papel fundamental na internacionalização das empresas e no aumento das exportações, fomentando um envolvimento no mercado internacional.
A forma mais comum de uma empresa aumentar o seu envolvimento no mercado internacional, é através das exportações, na medida em que envolvem por um lado menos riscos e menos recursos, e por outro tem vantagens ao nível da flexibilidade na movimentação entre os vários mercados.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em Portugal as exportações de bens aumentaram 1,5% no terceiro trimestre de 2014, face ao período homólogo, o que representa uma subida de 2,6% no período de junho a agosto deste ano.
Num estudo, realizado também pelo INE entre maio e junho de 2014, demonstrou-se que mais de 3 mil empresas portuguesas mantêm uma perspetiva de crescimento das suas exportações de valor para este ano de 1,2%, face a 2013.
Boas notícias para Portugal, as exportações continuam a aumentar. Para manter o aumento das exportações nas nossas empresas Portuguesas de uma forma séria, rigorosa e consistente e com elevados níveis de qualidade e quantidade, teremos de dar um enfoque especial à atividade Logística. Poderíamos resumir a Logística a uma única palavra – ORGANIZAÇÃO.
Uma empresa organizada é uma empresa que preza pelo aproveitamento dos seus recursos nomeadamente, tempo, meios financeiros, motivação da sua equipa… e que se poderá traduzir em aumento dos lucros, afinal é o objetivo primário do empresário e decisor!
Uma empresa organizada é sinónimo de uma empresa credível.
Concorda?
Se lhe perguntar:
Está satisfeito com os resultados da sua empresa?
A sua equipa está alinhada com os valores, missão, visão e objetivos da empresa?
Está motivado e tem a sua equipa motivada?
De 0 a 10 como classificaria a organização da empresa que tem sob o seu domínio?
Já pensou que poderá aprimorar esta área de excelência? Afinal, a Logística está em todo o lado.
Estas e outras questões poderão ser seriamente refletidas, principalmente nestes momentos adversos e de turbulência económica.
Ninguém poderá ir contra a ordem natural, pois se contrariarmos a ordem natural a mesma se encarrega de fazer justiça pelas próprias mãos. Temos obrigatoriamente que colocar conhecimento, organização, disciplina e seriedade em todas as nossas ações, só assim poderemos crescer com consistência e qualidade e só assim seremos uma autoridade na nossa área de trabalho e na nossa empresa como Líder.
De uma forma resumida, a Logística é a resposta mais apropriada para fazer face à crise económica da atualidade.
Invista no seu maior ativo empresarial: a Logística!!!