A globalização da economia é o processo onde se expande o mercado e onde as fronteiras desaparecem.
No momento actual a globalização é marcada pela deslocalização de algumas empresas de forma a integrarem vantagens competitivas, promovendo assim o desenvolvimento tecnológico acentuado, a simplificação do trabalho, a mobilidade de capitais de forma a serem obtidos elevados níveis de rentabilidade.
Em Portugal, as exportações são rotuladas “Motor da Economia” e segundo os especialistas do Banco de Portugal, o seu contributo será significativo este ano e também em 2013.
Grécia e Portugal, países resgatados pela Troika, foram os países que registaram maiores aumentos das exportações. De acordo com o Eurostat, Portugal é o terceiro país da zona Euro que registou um maior crescimento das exportações, entre Janeiro e Abril deste ano, face ao igual período do ano anterior. A Grécia lidera o crescimento com uma subida de 13%. A Eslováquia obteve um aumento de 10% e Portugal 9%.
Nas importações houve, por sua vez, um recuo de 5%, ocupando o nosso país a quinta posição tal como a Irlanda. A Grécia lidera igualmente a redução das importações com – 13%. Chipre com -9%, Malta com -7% e Itália com -6% ocupam as seguintes posições.
São muitas as empresas nacionais que têm feito um esforço para dar a volta, procurando novos mercados, crescendo a ritmo inferior, mas sempre tentando contornar o problema.
Portugal tem ganho quota de mercado no mercado extra europeu e tem contabilizado um crescimento muito forte das exportações de mercadorias no mercado extra EU 27 – Angola, Brasil e E.U.A.. Verifica-se um abrandamento significativo no mercado intraeuropeu.
O ambiente económico é frágil e a incerteza nos mercados gera uma quebra de encomendas.
No cenário atual de competitividade que as empresas atravessam, a preocupação pela atividade logística torna-se fundamental para o crescimento dos negócios.
O ambiente em que as empresas operam hoje é muito mais complexo e marcado por grandes mudanças do que em anos anteriores.
É necessário criar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes… e a criação de um departamento logístico eficaz.
A Logística deve ser entendida como gestão estratégica dos fluxos dos materiais e das informações para fazer chegar de forma eficiente e eficaz os produtos de uma origem a um destino.
A logística obriga as empresas a organizarem-se e a adquirir novas competências para conquistar e manter clientes. Ampliam-se as dimensões de competitividade, a qual deixa de ser regional e passa a ser global.
A globalização, a mudança de comportamento dos consumidores; a redução do ciclo de vida dos produtos e a revolução tecnológica são alguns dos pontos que vieram revolucionar a organização logística. Neste contexto, a rapidez e a flexibilidade tornam-se elementos obrigatórios.
No final, a conclusão parece ser obvia. Precisamos de exportações para alavancar a economia portuguesa, mas não necessariamente de todo o tipo de exportação. Significa que necessitamos de escolhas, de estratégia e de um bom planeamento. O Planeamento é um dos princípios nº1 da Logística.