Nos tempos atuais qual a palavra mais proferida pelos portugueses?
Uns tenderão a responder que é a palavra sucesso, afinal quem é que não quer ter sucesso?
Outros porém, talvez mencionem os lucros, esse é o objetivo de todo o empresário que pretende manter-se no mercado.
Os mais ousados tenderão a falar em investimento, inovação e tecnologia, pois são um trio de palavras usadas pelos verdadeiros empreendedores.
Eu arrisco a responder que a palavra CRISE é a mais “badalada” no dia a dia dos portugueses!
Crise é o chavão da moda e que nos últimos tempos todos nos habituámos a falar em qualquer contexto e em todos os locais, quer seja em casa, no local de trabalho, nos ambientes sociais, todos falamos do mesmo tema: É O TEMA DA CRISE.
Fazer um pequeno estudo etimológico do significado da palavra crise, irá ajudar-nos a melhor compreender a sua raiz e mais importante ainda de como a combater?
O que significa crise? Crise do grego significa decisão. Decidir é então muito importante para fazer face à crise. Diariamente somos confrontados com inúmeras alternativas e factos, o segredo está nas boas decisões que fazemos.
Também crise na simbologia chinesa escreve-se com dois ideogramas em que um simboliza perigo e o outro que significa oportunidade. Qual destas duas palavras é que nós queremos tomar da crise? A de perigo ou a de oportunidade?
Em termos empresariais um verdadeiro objetivo implica uma boa decisão. E perguntas podem ser feitas neste sentido. Qual é hoje o meu plano de ação? Qual é hoje o meu conhecimento? Conheço a concorrência? Conheço o mercado? Conheço a minha própria empresa? Conheço os meus colaboradores?
Todos os empresários estão a preocupar-se com o sucesso da sua empresa e a prepará-la para a posicionar no mercado, mas por vezes sentem-se confrontados com muitas e difíceis questões.
Para fazer face à crise económica é imperativo preocuparmo-nos com as vendas de bens e/ou serviços e com as exportações, estas são sem dúvida as principais preocupações dos empresários, ou seja, a contínua preocupação em manter e aumentar os seus resultados.
A única forma que as empresas têm para sairem da crise e gerar riqueza sustentada é venderem mais e exportarem mais!!! Conhecem outra alternativa de entrada de capital nas empresas que não seja a via das vendas ou da internacionalização?
Qual é o seu plano de ação para que as vendas e exportações da sua empresa estejam a crescer? Está a aproveitar a oportunidade que esta crise lhe oferece? Tem a melhor equipa para trabalhar? Os seus colaboradores estão actualizados e a acompanhar todas as mudanças? Estas são algumas questões para reflexão.
O mundo está a mudar a uma velocidade nunca vista, é a Globalização, é o avanço da tecnologia digital, entre outros fatores que determinam toda esta velocidade.
Hoje ser empresário é das tarefas mais exigentes, se comparada com há 10 anos atrás. Porque tudo mudou e continua a mudar. Portanto estar parado e invisível não é solução para o empresário do sec. XX.
Prepare-se para esta mudança! Só através do verdadeiro conhecimento é que podemos chegar aos resultados pretendidos, consistentes, válidos e de confiança! Dito por outras palavras, só com muito trabalho, empenho e dedicação.
A economia é feita de ciclos económicos “de altos e baixos”. Transformar os perigos em oportunidades é hoje o desafio de qualquer agente económico, sejam as empresas, o estado ou as famílias.
Hoje, gerir bem é ser flexível, atento e ágil.
As empresas que tornaram da crise uma oportunidade, são as empresas que iniciaram o processo de investimento há já algum tempo, investiram bem os seus recursos humanos e financeiros ao nível nacional e internacional. Aplicaram os subsídios a “fundo perdido” nas suas empresas e esse investimento transformou-se em oportunidade e competitividade. Investiram em Inovação, Tecnologia e em Formação de modo a transformar a CRISE no seu maior aliado.
Muitos sãos os exemplos concretos desta descrição real e económica no nosso distrito e pelo País. O caso dos empresários que fizeram um investimento e apostaram na criação de valor para a sua empresa são os que se distinguem e tem sucesso na atualidade. Estes foram os empresários que transformaram a crise num mundo de oportunidades.
Um dos segredos do empresário é considerar esta crise um verdadeiro aliado do seu negócio e transformá-la em oportunidade, mas para tal é necessário e obrigatório estar preparado.
O que vai fazer da crise? Está preparado para a enfrentar?
Vai sempre a tempo de mudar e de transformar o perigo em oportunidade. Até para começar de novo vai a tempo!
O Thomas Edison, um dos génios da nossa história, o inventor da lâmpada, já dizia “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”
Os tempos que se avizinham são tempos para ter coragem, ousadia, determinação e criatividade, este são também alguns pontos para transformar a suas crises em oportunidades.