A tarefa de gerir stocks sempre foi um grande desafio para qualquer empresa, empresário, líder e diretor pelas mais variadas razões. Mas, a gestão de stocks na era digital da atualidade é o maior desafio de quem lida com este ativo financeiro.
Várias são as variáveis a ter em consideração quando o assunto são stocks e a sua boa gestão.
Variáveis como a dimensão da empresa, o seu ramo de atividade onde está inserida e a sua estratégia de negócio fazem com que sejam tomadas decisões diferentes no que respeita aos stocks para cada caso concreto.
Para fazer crescer uma empresa de forma sustentada a gestão eficiente e eficaz do seu stock faz toda a diferença na rentabilidade do seu negócio, na boa imagem que transmite associada aos níveis de satisfação dos seus clientes.
Mas, afinal porque é que este ativo financeiro tornou-se um foco de preocupações na era digital para quem o gere?
A principal razão está associada à velocidade com que a tecnologia digital nos presenciou. Hoje o processo de compra e venda é ágil! Basta clicar no botão do rato “enter” e estamos a efetuar uma encomenda para qualquer parte do mundo. Só esta pequena alteração, mas com tão grande repercussão prática, veio alterar a nossa visão e gestão sobre este bem físico de tanto valor.
No passado recente a boa gestão era feita com o armazém cheio de artigo. Hoje é precisamente o contrário! Os artigos no armazém são meios financeiros parados e não podemos ter dinheiro “empatado”.
Das várias alternativas existentes, saliento 3 sugestões para uma boa gestão de stocks na era digital:
1 – Formar as equipas para conhecer os processos operacionais ao detalhe e conjugar com o processo administrativo;
2 – Ter um software de gestão adequado e adaptado às reais necessidades da empresa e do departamento;
3 – Atribuir responsabilidade a quem efetua a operação de gestão de stocks de forma a que o colaborador saiba responder perante todas as atividades e tarefas elaboradas durante o dia.
A gestão de stocks é uma das atividades mais importantes de uma empresa pois é onde está o dinheiro do empreendedor.
Como avalia a gestão de stocks da sua empresa na era digital?